61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

OOFORECTOMIA BILATERAL EM PACIENTE JOVEM POR DIAGNÓSTICO TARDIO DE ENDOMETRIOSE: UM RELATO DE CASO

CONTEXTO

A menopausa é um marco inevitável na fase reprodutiva da mulher. Representa o envelhecimento ovariano e perda de suas funções traduzidas em sinais e sintomas que repercutem na qualidade de vida.
A menopausa precoce ocorre antes dos 40 anos, podendo ser espontânea ou artificial. Resultado da disfunção ovariana, associa-se com a deficiência estrogênica, elevação de gonadotrofinas e  infertilidade. As etiologias são diversas, incluindo as iatrogênicas, como em cirurgias pélvicas habituais e radicais, envolvendo afecções benignas e malignas. Dentre as benignas, a endometriose é uma entidade clínica que com o diagnóstico tardio cursa com a piora progressiva do quadro, podendo aumentar a morbidade e porte da intervenção cirúrgica quando necessária, tornando a atenção ginecológica especializada  fundamental com intuito de preservação da função reprodutiva.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Feminino, 23 anos, solteira e nuligesta, sem comorbidades prévias, encaminhada ao ambulatório de Ginecologia para acompanhamento de menopausa precoce após ooforectomia e salpingectomia bilateral, em pronto-atendimento de hospital maternidade, devido abdome agudo hemorrágico por rotura de endometriomas.
Menarca aos 13 anos, apresentava ciclos irregulares, com queixa de dismenorréia primária intensa e necessidade frequente do uso de sintomáticos, mas sem investigação médica. Aos 16 anos, iniciou uso de método anticoncepcional hormonal oral objetivando regularizar os ciclos, interrompendo o uso devido aos efeitos adversos gastrointestinais.
Aos 23 anos, evoluiu com sintomas agudos de dor e distensão abdominal,identificando nos exames laboratoriais: hemoglobina com valor de 7,6g/dl, leucocitose de 31,65 mil/mm³ e beta-HCG negativo. Achados da ultrassom transvaginal evidenciou-se endometrioma ovariano bilateralmente: ovário direito com volume de 513,9cm³ e cisto em ovário esquerdo com 312cm³. Em serviço de referência da rede pública foi abordada ginecologistas, via laparotomia, e devido à gravidade do quadro e presença de múltiplas aderências, não foi possível a realização de ooforoplastia, tendo sido realizado ooforectomia e salpingectomia bilateral.

COMENTÁRIOS

O desfecho fatídico deste caso ilustra o impacto do subdiagnóstico de endometriose no futuro reprodutivo e na qualidade de vida de uma paciente jovem. A perda súbita da função ovariana representa drásticas mudanças no organismo da mulher. Sendo agora necessário acompanhamento com terapia hormonal, visitas protocolais de seguimento ginecológico e psicoterapia.

PALAVRAS-CHAVE

ENDOMETRIOSE; ENDOMETRIOMA; ABDOME AGUDO; MENOPAUSA PRECOCE.

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

Melissa Gomes Lins, Karina Aragão Ferraz, Gabriella Marques Linaldi, Gabrielle da Silva Pinto, Maria Júlia da Gama Fortunato Ziliani, Giovana da Gama Fortunato