Dados do Trabalho
TÍTULO
MANEJO DE SINTOMAS CLIMATÉRICOS EM PACIENTE COM DISLIPIDEMIA E OSTEOPENIA: RELATO DE CASO
CONTEXTO
O climatério consiste na transição do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher, podendo surgir sinais e sintomas de hipoestrogenismo devido ao declínio da função ovariana e da produção hormonal. Nesse período, patologias como dislipidemia, doenças cardiovasculares e ósseas são favorecidas e devem ser investigadas.
A terapia de reposição hormonal (TRH) é uma opção para tratar queixas do hipoestrogenismo e consiste no uso de estrogênios ou em combinação com progestagênios, sendo indicado para mulheres na peri e pós menopausa com sintomas climatéricos, sem contraindicações. Se iniciada precocemente, a TRH pode conferir também proteção cardiovascular e sobre a densidade óssea. O presente estudo relata o uso da TRH em paciente com clínica de atrofia vulvovaginal e fogachos e exames apontando dislipidemia e osteopenia.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Mulher, 51 anos, natural e procedente de Recife-PE, amenorreica há 11 meses, com queixa de fogachos e secura vaginal no mesmo período. Possui histórico familiar de dislipidemia e coronariopatia – pai dislipidêmico sofreu IAM aos 50 anos. Exame físico e IMC normais. Exames complementares: colesterol LDL: 192 mg/dL; TG: 145 mg/dL; glicemia de jejum: 92 mg/dL; HbA1C: 5,4%; TSH e T4L normais; angiotomografia: score de cálcio 102; doppler de carótidas (CIMT): 10 mm; cintilografia de perfusão do miocárdio: normal; DXA: L1 - L4 = T score - 2,1 e colo de fêmur T score = - 1,0. Para tratamento dos fogachos e da hipercolesterolemia, foram iniciados 17β-estradiol, via oral, 1 mg/dia associado à progesterona micronizada 100 mg/dia + rosuvastatina 20 mg/dia e ezetimiba 10 mg/dia. Após 3 anos de seguimento, a paciente evoluiu sem fogachos, apresentando score de cálcio = 100; CMIT = 0,9 mm; LDL = 67 mg/dl; DXA: L1-L4 = T score - 1,9 e colo de fêmur T score - 0,9.
COMENTÁRIOS
A TRH tem efeitos altamente benéficos, para além dos sintomas climatéricos. Se iniciado precocemente, anterior a 10 anos de menopausa, o tratamento pode conferir também proteção cardiovascular, o que é exemplificado neste caso a partir da avaliação do CIMT da paciente. De maneira concomitante, o tratamento da dislipidemia diminui o risco de eventos ateroscleróticos. Ademais, estudos descrevem a TRH estrogênica atuante na prevenção do desgaste ósseo, o que a torna um grande recurso nos quadros de osteopenia, como o da paciente. O caso apresentado é um exemplo prático da adequação de evidências descritas na literatura à prática clínica, possibilitando à paciente uma melhor qualidade de vida.
PALAVRAS-CHAVE
Climatério; Doenças Ósseas Metabólicas; Transtornos do Metabolismo dos Lipídeos
Área
GINECOLOGIA - Climatério
Autores
Carlos Vinícius de Olivera Lima, Ana Carolina Dias de Almeida, Maria Clara Galindo Padilha, Clara Teixeira Soares Mota, Maria Eduarda Silva do Prado, Maria Cecília Pereira Pinto, Luiz Henrique Maciel Griz, Carlos Reinaldo Carneiro Marques