61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Tratamento cirúrgico de endometriose e gravidez: uma Overview

OBJETIVO

Avaliar a eficácia do tratamento cirúrgico de endometriose para pacientes que desejam gestação.

FONTE DE DADOS

Foi realizada uma revisão tipo Overview. A identificação das revisões foi feita nas bases de dados eletrônicas Medline/Pubmed e LILACS com termos “endometriosis”, “surgery”, “pregnancy” e “outcomes” combinados com o booleano AND, realizada entre abril e junho de 2023, em inglês. Foram excluídos artigos produzidos antes de 2003.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram obtidas 27 revisões e selecionadas 13. As elegíveis abordavam a possibilidade de gestação após tratamentos cirúrgicos para endometriose e técnicas de reprodução, excluindo os que discutiam técnicas cirúrgicas ou medicações no pós-operatório.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Os pesquisadores avaliaram as revisões em conjunto, de acordo com seu objetivo, metodologia e resultados. Excluídos os duplicados, foi feita a leitura sistemática, seguida da elaboração de tabela para seleção. Os critérios metodológicos foram obtidos a partir do protocolo PRISMA.

SÍNTESE DE DADOS

A endometriose é uma causa importante de dor pélvica, dispareunia e infertilidade, possuindo como terapêutica medidas não farmacológicas, farmacológicas e cirúrgicas. Alguns estudos apontam benefícios na conduta cirúrgica nos casos de endometriose profunda, aumentando a qualidade de vida da paciente e a fertilidade. A maioria dos procedimentos é realizado por via laparoscópica, havendo risco de lesão de estruturas e formação de aderências locais que dificultem a gravidez a posteriori, mas dois dos estudos selecionados apontaram um efeito positivo dessa abordagem para endometriose leve na taxa de nascimentos e gravidez espontânea. Outros dois estudos mostraram que, mesmo após a remoção de focos de endometriose, na fertilização in vitro (FIV), as taxas de transferências de embriões e ovócitos maduros continuam reduzidas, com leve melhora. Apesar disso, as taxas de nascimentos são semelhantes às de mulheres saudáveis. Com relação aos endometriomas, quatro revisões concluíram que não há evidências que falem a favor da retirada antes da FIV, sendo a taxa de fertilização e gravidez semelhante ao grupo apenas com FIV. Segundo dois estudos, há menos ovócitos e mais ciclos cancelados nas pacientes que realizaram cirurgia, sendo essa benéfica apenas em poucos casos.

CONCLUSÃO

Ainda não há consenso quanto à indicação de cirurgia para endometriose para pacientes que desejam engravidar, portanto, cada caso deve ser individualizado e discutido com a paciente, avaliando idade, fator masculino, severidade da doença e outros fatores antes da gestação.

PALAVRAS-CHAVE

Endometriosis; Infertility; Pregnancy; Pregnancy Outcome.

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

Giovana Arcuri Cavalcanti, Ana Carolina Dias Almeida, Carlos Reinaldo Carneiro Marques