60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Covid-19 e impacto sobre treinamento cirúrgico em Ginecologia.

OBJETIVO

Observar o impacto da Covid-19 sobre as cirurgias ginecológicas em Serviço de Ginecologia sede de Programa de Residência Médica.

MÉTODOS

População. Portadoras de patologia ginecológica com indicação cirúrgica atendida em serviço de referência de hospital terciário. Método. Estudo descritivo comparando dois períodos de internação. Foi consultado o Sistema de Internação com identificação das cirurgias ginecológicas nos períodos de 31 de março a 31 de outubro de 2019, antes da pandemia, comparadas a igual período do ano 2020, início da pandemia, mediante contagem e especificação das cirurgias.

RESULTADOS

No período de 31 de março a 31 de outubro de 2019 foram realizadas 145 cirurgias, contra 65 em igual período de 2020 (44,82%), significando uma redução de mais da metade. O movimento cirúrgico em 2019 era adequado para treinamento dos Residentes. Com a pandemia, a partir de janeiro de 2020, as cirurgias ficaram restritas às urgências e casos de câncer, causando grande redução no número de cirurgias, prejudicando o treinamento dos Residentes. É importante salientar que 2019 foi o término de uma turma de Residentes, que não chegaram a ser prejudicados. Entretanto, 2020 foi o início de nova turma (R1, R2 E R3) que tiveram o seu treinamento em cirurgia ginecológica muito prejudicado, uma vez que seu período de treinamento cirúrgico coincidiu com os anos 2021 e 2022, quando o problema ainda persistiu.

CONCLUSÕES

Infelizmente, a pandemia comprometeu significativamente o programa de treinamento cirúrgico em ginecologia.

Área

GINECOLOGIA - Ensino, Treinamento, Avaliação

Autores

Alfredo Almeida Cunha, Valéria Fonseca Bruno, Josiane Oliveira Gomes