60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Trabalhos


Prazo de submissão prorrogado: 29/08/2022

Data de divulgação dos trabalhos aceitos: 24/10/2022

Data para pagamento da inscrição após receber o aceite do trabalho: 31/10/2022

I - INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Para submeter um resumo de trabalho, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

2) Acesse a área restrita através do menu [Meu login], fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu "Inscrições Científicas” – [Trabalhos].

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

6) Somente serão aceitos resumos nas seguintes modalidades:

* ESTUDO ORIGINAL: resultante de pesquisa científica em ginecologia e obstetrícia, que apresentem dados originais quantitativos e/ou qualitativos, com análise pertinente;

* REVISÃO SISTEMATIZADA: resultante da compilação de resultados de estudos independentes, com metanálise ou não; não serão aceitas revisões narrativas da literatura (sem sistematização);

* RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS: dados descritivos de um caso clínico ou grupo de até 15 casos, em humanos, explorando um método ou problema de interesse em ginecologia e/ou obstetrícia, como doença ou evolução incomum ou utilização de tratamentos inovadores ou alternativos;

7) Após a submissão do resumo,  um e-mail automático será enviado para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas informações estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

8) Caso não receba o e-mail automático, no mesmo dia, confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo Fale Conosco informando o evento e o problema ocorrido.

Não deixe para submeter o seu resumo no último momento, pois eventuais problemas técnicos podem ocorrer devido ao fluxo intenso de acessos ao sistema. Não serão aceitos resumos após o prazo limite para submissão.

9) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

II - TEMAS

GINECOLOGIA

  • Atenção primária
  • Cirurgia Ginecológica
  • Climatério
  • Contracepção
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • Endocrinologia Ginecológica
  • Endometriose
  • Endoscopia Ginecológica
  • Ensino, Treinamento, Avaliação
  • Epidemiologia
  • Infância e Adolescência
  • Mastologia
  • Multidisciplinar
  • Oncologia Ginecológica
  • Patologia do Trato Genital Inferior
  • Reprodução Humana
  • Sexualidade
  • Uroginecologia

OBSTETRÍCIA

  • Atenção Primária
  • Fisiologia da gestação
  • Ensino, treinamento e avaliação de estudantes/residentes
  • Epidemiologia das doenças gestacionais
  • Estratificação de risco em Obstetrícia
  • Predição / prevenção de doenças no ciclo gravídico puerperal
  • Gestação de alto risco
  • Doenças infecciosas na gestação
  • Intercorrências cirúrgicas na gestação
  • Medicina fetal
  • Estudos enfatizando a multidisciplinariedade
  • Assistência ao trabalho de parto e suas fases clínicas
  • Ultrassonografia na assistência pré-natal e intraparto
  • Puerpério normal e patológico
  • Amamentação
  • Inovações tecnológicas em Obstetrícia

III - INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • O autor ou, ao menos um dos coautores, deve possuir TEGO e estar inscrito no Congresso até 29/08/2022;
  • O resumo deve ser enviado apenas (e exclusivamente) em português.
  • O prazo para submissão dos resumos é: 29/08/2022;
  • Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento;
  • Não há limite de trabalhos por autor. Cada resumo poderá ter ao menos 1(um) autor e no máximo 7 (sete) coautores. Insira os nomes dos autores na ordem desejada;
  • O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 24/10/2022;
  • O responsável pelo envio do resumo do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 31/10/2022;
  • O envio do resumo representa o compromisso definitivo do autor (ou de um dos autores) de estar inscrito até a data de envio dos pôsteres e participar do congresso;
  • Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso;
  • Resumos de trabalhos científicos que já tenham sido publicados em periódicos de qualquer natureza não serão aceitos;
  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores;
  • Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor; Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio dos resumos de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição;
  • Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso;
  • A análise dos trabalhos é muito criteriosa e realizada por membros com expertise nos temas de maneira bastante justa. Portanto, a decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista;
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais. A comissão pode solicitar a apresentação desses documentos, caso julgue necessário;
  • A FEBRASGO e a Comissão organizadora do Congresso não serão responsáveis pelos custos de inscrição ou outros custos gerados;

A inscrição do resumo do trabalho implica na concordância do autor e dos coautores com as normas estabelecidas pela Comissão de Temas Livres para julgamento dele, bem como implica a autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade da FEBRASGO. Prestem atenção às regras para preparação dos resumos. O trabalho será REPROVADO, caso estejam fora dessas regras.

IV - INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS

  • O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.
  • O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres com espaços, limite de 100 caracteres para o título.
  • Os resumos na modalidade ESTUDO ORIGINAL devem ser estruturados em:
    1. OBJETIVO (coerente com título e metodologia apresentados);
    2. MÉTODOS (claros e concisos, devem incluir análise dos dados, incluir a informação da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e o número do CAAE);
    3. RESULTADOS (devem corresponder aos objetivos do estudo); e
    4. CONCLUSÕES (concisas, de acordo com o objetivo do estudo e resultados apresentados);
  • Os resumos na modalidade REVISÃO SISTEMATIZADA devem ser estruturados em:
    1. OBJETIVO (coerente com título e metodologia apresentados);
    2. FONTE DE DADOS (descrever as fontes de dados examinadas, com datas, termos de indexação e limitações);
    3. SELEÇÃO DE ESTUDOS (Especificar o número de estudos revisados e os critérios empregados na seleção);
    4. COLETA DE DADOS (Resumir a conduta utilizada para extrair os dados e como ela foi usada.)
    5. SÍNTESE DE DADOS (Expor os resultados principais da revisão e os métodos empregados para obtê-los.)
    6. CONCLUSÕES (concisas, de acordo com o objetivo do estudo e resultados apresentados);
  • Os resumos na modalidade RELATO DE CASO ou série de casos devem obrigatoriamente ser estruturados em:
    1. CONTEXTO (breve, com exposição da importância do tema, incluir a informação da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e o número do CAAE);
    2. Descrição Do(S) Caso(S) Ou Da Série De Casos (claro e conciso, deve incluir as características mais significativas do indivíduo ou grupo para a doença e/ou tratamento em questão);
    3. COMENTÁRIOS (concisos, com destaque para a contribuição prática que o estudo do caso ou série de casos);
  • Os resumos devem ser escritos em texto corrido, sem figuras, tabelas, gráficos, DISCUSSÃO ou REFERÊNCIAS.
  • O item CONTEXTO não deve constar dos resumos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA.
  • A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto. Caso isso ocorra, o trabalho será REPROVADO.
  • O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.
  • Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica; Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas;
  • Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo;
  • Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

V - JULGAMENTO DOS RESUMOS

  • O julgamento dos resumos enviados será realizado pela Comissão de Temas Livres, designada pela Comissão Científica do 60º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia;
  • O autor responsável pela inscrição do resumo do trabalho aceito receberá os comunicados devidos por e-mail. Portanto, o e-mail utilizado deve ser um com acesso frequente
  • Os resumos aprovados serão divulgados na página do 60º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia na internet (www.cbgo2022.com.br), com as informações necessárias para apresentação;
  • Os resumos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA serão julgados para aceitação de acordo com os critérios: originalidade, clareza da redação, desenho do estudo, tamanho da amostra, análise dos dados, conclusão e relevância, de acordo com o sistema de pontuação abaixo:
    1. Originalidade (ideia e/ou método)
      0 pontos – nenhuma
      1-2 pontos – há muitos estudos semelhantes
      3 pontos – há poucos estudos semelhantes
      4 pontos – desconheço estudos semelhantes
    2. Clareza da redação
      0 ponto – ininteligível
      1 ponto – difícil de entender
      2-3 pontos – pode-se compreender a ideia do trabalho, mas há erros de redação ou linguagem que comprometem a interpretação
      4 pontos – claro, com boa redação e linguagem
    3. Desenho do estudo
      1 ponto – observacional, prevalência ou estudo qualitativo
      2 pontos – transversal, caso-controle ou coorte
      3 pontos – prospectivo sem randomização/revisão sistemática sem metanálise
      4 pontos – prospectivo, randomizado controlado/ revisão sistemática com metanálise
    4. Tamanho da amostra
      0-1 ponto – sem cálculo amostral ou amostra parece inadequada
      2-3 pontos – amostra parece adequada, mas não descreve o poder do estudo
      4 pontos – amostra justificada, descreve o cálculo do poder do estudo
    5. Análise dos dados e Conclusão
      0-1 ponto – análise inadequada, conclusão não apoiada pelos dados
      2-3 pontos – análise deficiente, conclusão parcialmente apoiada pelos dados
      4 pontos – análise adequada, conclusão completamente apoiada pelos dados
    6. Relevância
      0-1 ponto – nenhuma relevância, não contribui para o avanço científico
      2-3 pontos – alguma relevância, contribui pouco para o avanço científico
      4 pontos – grande relevância, contribui para o avanço científico
  • Os resumos na modalidade RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS serão julgados para aceitação de acordo com os critérios: originalidade, clareza da redação, contexto, análise da descrição e relevância, de acordo com o sistema de pontuação abaixo:
    1. Originalidade (ideia e/ou método)
      0 pontos – nenhuma
      1-2 pontos – há muitos relatos semelhantes
      3 pontos – há poucos relatos semelhantes
      4 pontos – desconheço relatos semelhantes
    2. Clareza da redação
      0 pontos – ininteligível
      1 ponto – difícil de entender
      2-3 pontos – pode-se compreender a ideia do trabalho, mas há erros de redação ou linguagem que comprometem a interpretação
      4 pontos – claro, com boa redação e linguagem
    3. Contexto:
      0-1 ponto – informações pobres para embasar importância do relato
      2-3 pontos – informações que embasam moderadamente a importância do relato
      4 pontos – informações suficientes para embasar a importância do relato
    4. Análise da descrição do caso:
      0-1 ponto – descrição insuficiente para compreensão adequada do caso(s)
      2-3 pontos – descrição suficiente para compreensão adequada do caso(s)
      4 pontos – descrição excelente para compreensão adequada do caso(s)
    5. Relevância
      0-1 ponto – nenhuma relevância, não contribui para o avanço científico
      2-3 pontos – alguma relevância, contribui pouco para o avanço científico
      4 pontos – grande relevância, contribui para o avanço científico

Atenção! A pontuação mínima necessária para que o resumo seja aceito é de 12 pontos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA e de 10 pontos na modalidade RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS.

VI - INSTRUÇÕES AOS TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO 

Apresentação Oral

Tempo de apresentação: A apresentação oral deverá ser feita em até 10 minutos - ao final da respectiva Sessão TOP TEMA.

  • O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 1 horas ao Mídia Desk / Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.
  • O autor apresentador deverá usar o slide padrão do evento para elaborar a apresentação, que deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.
  • [CLIQUE AQUI] para fazer o download do template padrão.
  • Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.
  • Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio e previamente estipulado no programa científico do congresso. 
  • Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças.

Pôster Eletrônico (E-Pôster)

Orientações e Normas para envio 

- Prazo de envio: até 10/11/2022 - exclusivamente pelo site do congresso em que o trabalho está inscrito. O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.
  • O envio do e-pôster deverá ser feito pelo site do congresso.
  • A opção para envio do E-Pôster ficará disponível na área restrita do autor responsável pela submissão. 

1. Acesse sua área restrita através do menu [ÁREA RESTRITA]. Na opção "Já estou inscrito", informe o seu e-mail ou CPF e senha para prosseguir.

2. Vá até o menu [Inscrições Científicas >> Trabalhos].

  • Em virtude do formato de apresentação online, os trabalhos que foram aprovados e que os autores enviaram o PDF pelo site conforme as normas, ficarão apenas em exposição. Não haverá um momento para apresentação durante o evento.​

Instruções para configurar seu trabalho usando o Power Point:

• Baixe o template do congresso para configurar o seu trabalho [aqui].

• Crie uma apresentação em Power Point com apenas um único slide.

• Configuração da página: design – tamanho do slide – tamanho do slide personalizado. Largura 15,752 cm x 28,002 cm (largura x altura). Orientação retrato.

• Escolha Salvar Como e na opção “Tipo”, opte por formato PDF.

• Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes. Podem ser incluídas figuras, gráficos e logo da instituição.

• Tipo de fonte e tamanho de letra sugerido: Arial ou Calibri, tamanho mínimo 16 para o título, 8 para conteúdos gerais e referências.

O título do E-Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

• Colocar o número do Pôster (Campo ID – quatro dígitos fornecido pela organização do congresso), de tamanho de fácil visualização, no canto superior ESQUERDO.

• Seu arquivo deve ser relacionado ao seu trabalho aprovado [ENVIAR E-PÔSTER]. Insira o arquivo no respectivo campo de envio e siga os passos na tela. Após o envio, o status do seu trabalho será atualizado de Ressubmissão para Reenviado. 

• ATENÇÃO – Revise atentamente se o template e informações do trabalho estão corretos, se o arquivo corresponde ao trabalho que irá enviar e se o formato solicitado para envio está correto (PDF). Alterações não serão permitidas após concluir o envio.

• O autor ou coautor, que submeteu previamente o resumo através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.

• Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho).

VII - PREMIAÇÃO

Em cada área (Ginecologia e Obstetrícia) serão premiados os cinco melhores estudos originais, a melhor revisão sistematizada e o melhor relato ou série de casos.
Os prêmios serão pagos ao primeiro autor de cada trabalho, conforme informações disponibilizadas no ato da submissão do trabalho. A organização do Congresso não se responsabiliza pelas informações disponibilizadas na submissão, bem como pelos encargos e tributos decorrentes ao recebimento do prêmio, ficando à cargo do autor principal.

Os trabalhos selecionados concorrerão aos seguintes prêmios instituídos pela FEBRASGO:

GINECOLOGIA

Estudo original:

1º Lugar: R$ 5.000,00
2º Lugar: R$ 3.000,00
3º Lugar: R$ 2.000,00
4º Lugar: Menção Honrosa
5º Lugar: Menção Honrosa

Revisão sistematizada:

1º Lugar: R$ 3.000,00

Caso clínico ou Série de casos:

1º Lugar: R$ 1.000,00

OBSTETRÍCIA

Estudo original:

1º Lugar: R$ 5.000,00
2º Lugar: R$ 3.000,00
3º Lugar: R$ 2.000,00
4º Lugar: Menção Honrosa
5º Lugar: Menção Honrosa

Revisão sistematizada:

1º Lugar: R$ 3.000,00

Caso clínico ou Série de casos:

1º Lugar: R$ 1.000,00

  1. Na cerimônia de encerramento do Congresso serão divulgados os trabalhos premiados, de acordo com as regras previstas neste edital;
  2. Os autores de todos os trabalhos premiados serão convidados a publicá-los na RBGO em sua forma completa, de acordo com as normas da revista;
  3. Em caso de empate, serão utilizadas as notas dadas, no resumo, aos itens Originalidade e Relevância;
  4. Para fazer jus ao prêmio, o trabalho na modalidade RELATO DE caso ou série de casos deve ter como primeiro autor e apresentador um médico residente, inscrito em programa de residência em Ginecologia e Obstetrícia devidamente registrado e reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC.

VIII - PUBLICAÇÃO

Os resumos aceitos serão publicados nos anais do Congresso, em um número suplementar da revista FEMINA (formato eletrônico).

IX - CERTIFICADOS

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão;
  • O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador;
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e participar do evento para receber o certificado posteriormente;
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha participado do evento, um dos coautores (que tenha participado do congresso) pode solicitar a transferência do certificado através do Fale Conosco no site do congresso.