Dados do Trabalho
TÍTULO
EFICÁCIA DO ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM NA HISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
OBJETIVO
Avaliar a eficácia do acolhimento da enfermagem no controle da dor e ansiedade de mulheres submetidas a histeroscopia diagnóstica sem anestesia
MÉTODOS
Ensaio clínico randomizado com 170 mulheres submetidas a histeroscopia diagnostica sem anestesia no período de novembro de 2020 a dezembro de 2021. As mulheres foram alocadas aleatoriamente em 85 no grupo intervenção (mulheres que receberam o acolhimento do enfermeiro) e 85 no grupo controle (mulheres que não receberam acolhimento). O acolhimento do enfermeiro consistia em usar de conversa sobre temas da preferência da mulher durante a histeroscopia para distrai-la. Foram incluídas mulheres acima de 18 anos e com indicação para histeroscopia. Foram avaliadas variáveis sociodemográficas e clínicas das mulheres, escore de dor durante o exame, tempo do exame e grau de satisfação. Também foram avaliados pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória antes, durante e após a histeroscopia e a ansiedade das mulheres pelo questionário de ansiedade de Beck antes e após a histeroscopia. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição ( CAAE:39029420.2.0000.5404) e registrado no REBEC sob o número RBR-7fdk28g.
RESULTADOS
A média etária das mulheres do grupo intervenção foi de 54,24±13,91anos e do grupo controle de 53,47±13,24 anos (p=0,670). Não houve diferença entre as variáveis clinicas e sociodemográficas entre os grupos. A média de dor durante o exame foi de 6,62±2,60 para grupo de intervenção e de7,05±2,30 no grupo controle (p=0,327). Em ambos os grupos a maioria das mulheres estavam muito satisfeitas com a realização do exame (p=0,777). Houve uma redução significativa da pressão arterial sistólica e da frequência cardíaca ao longo do exame no grupo de acolhimento (p= 0,029 e p<0,001; respectivamente) e aumento do escore de ansiedade no grupo controle (p=0,009).
CONCLUSÕES
Apesar de não haver redução nos escores de dor durante a histeroscopia com a intervenção do enfermeiro, há uma redução na ansiedade das mulheres que são acolhidas pela enfermagem.
Área
GINECOLOGIA - Endoscopia Ginecológica
Autores
DANIELA ANGERAME YELA, BELISA FRANCO CAMPOS, CRISTINA LAGUNA BENETTI-PINTO