60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Aconselhamento de indivíduos transgênero sobre a preservação do potencial reprodutivo

OBJETIVO

Avaliar a partir da revisão sistemática o aconselhamento de pessoas transgênero na transição referente a preservação do potencial reprodutivo.

FONTE DE DADOS

Revisão sistemática, realizada em 29 de julho de 2022. Buscou-se, nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo, os termos de indexação “Transgender”, “Reproductive potential”, com operador booleano “and”. Foram excluídos relatos de casos, documentos e livros; limitando apenas os artigos dos últimos 5 anos.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontrados 130 trabalhos científicos, selecionando 10 artigos, incluindo texto gratuito, revisões sistemáticas, meta análise e ensaios clínicos aleatorizados, sem restrição de idiomas.

COLETA DE DADOS

Metodologia de seleção e análise dos dados preconizada pela Pubmed, segundo a qual dois revisores selecionaram, extraíram dados e verificaram a existência de consenso entre a qualidade metodológica dos estudos, de maneira independente, com o objetivo de evitar vieses.

SÍNTESE DE DADOS

Não houve discordância entre os dois revisores quanto à extração dos dados. Foram encontrados dados que afirmam o desejo de pessoas transsexuais em ter filhos, em um estudo com 50 homens transgênero revelou que 54% tinham vontade de ter crianças, em outra pesquisa 51% das 121 mulheres transexuais pesquisadas relatam que teriam sido adeptas se tivessem recebido orientação profissional sobre a preservação do potencial reprodutivo. Além disso, na maioria das vezes a terapia se inicia com o paciente na adolescência, devido a isso uma pesquisa feita em 2017 demonstra que 60% dos entrevistados apoiam a preservação da fertilidade em menores transgênero. Entretanto, apesar da importância ainda continua sendo negligenciado o impacto da terapia de afirmação de gênero na fertilidade como comprova um estudo em que 45% dos pacientes não tiveram aconselhamento ao longo da transição.

CONCLUSÕES

A partir dos estudos analisados, conclui-se que é importante para a pessoa transgênero o comprometimento do profissional no aconselhamento sobre o impacto da terapia de afirmação de gênero na fertilidade, visto que ainda há um déficit na promoção da informação para que o paciente seja contemplado em todos os aspectos biopsicossociais.

Área

GINECOLOGIA - Sexualidade

Autores

Victória Silveira Abril, Alana Anjos da Rocha, Nathalia Costa Macedo Noronha, Carmem Isaura Salles do Nascimento, Rafaela Britto Resende, Brenda Gomes Nogueira, Francisco Richard Nixon de Macedo