60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Prevalência de obesidade em mulheres com câncer de mama

OBJETIVO

Identificar a prevalência de obesidade em mulheres com câncer de mama e correlacionar os dados obtidos com a prevalência de obesidade feminina no Brasil.

MÉTODOS

Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (número do CAAE: 50285621.2.0000.0103), foi realizado um estudo individuado transversal descritivo analítico por meio de coleta de dados em prontuários eletrônicos no ambulatório de mastologia. A amostra foi constituída de 100 mulheres, com idade entre 21 e 70 anos, que foram submetidas ao exame de mamografia e apresentaram achados mamográficos suspeitos e altamente suspeitos para o câncer de mama (categoria BI-RADS® 4 ou 5) e confirmação posterior do diagnóstico por meio de biópsia da mama (Core Biopsy).

RESULTADOS

A prevalência de obesidade dentre o grupo de mulheres com câncer de mama analisado foi de 31% e quando incluído o sobrepeso, a prevalência foi de 69%. Ao comparar a obesidade feminina em nível nacional, a diferença das prevalências entre as amostras foi significativa.

CONCLUSÕES

O estudo confirmou que, aproximadamente, um terço das pacientes analisadas apresentaram diagnóstico de obesidade e que essa doença crônica tem maior prevalência em mulheres com câncer de mama quando comparada à obesidade feminina no Brasil.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Andressa Soares Figueiredo Feitosa, Andressa Tomporowski, Cássio Zini, Jan Pawel Andrade Pachnicki