60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Perfil epidemiológico, sexual e menstrual de mulheres em uso de aplicativos de ciclo menstrual

OBJETIVO

Avaliar as informações epidemiológicas, sexuais e menstruais de mulheres brasileiras que usam aplicativos de ciclo menstrual.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo de caráter descritivo, transversal, com análise quantitativa dos dados de mulheres brasileiras, com 18 anos ou mais, que estavam em uso de aplicativos de ciclo menstrual. Essas mulheres eram convidadas a preencher um questionário online, no qual concordavam com a participação na pesquisa através da assinatura de um termo de consentimento. Foram excluídas mulheres em uso de dispositivo intrauterino hormonal, implante de progesterona e contraceptivo injetável de progesterona. A análise estatística foi realizada por meio da regressão logística. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe, com número do CAAE 11627819.9.0000.5546.

RESULTADOS

Foram entrevistadas 80.000 mulheres, sendo que 1.160 preenchiam os critérios de inclusão do estudo, com média de idade de 24,0 (DP ± 5,2) anos. Destas, 78,9% tinham vida sexual ativa e 77,2% usavam algum método contraceptivo. A maioria ,78,8% ,apresentou ciclo menstrual regular, porém 17,8% não monitorizavam o ciclo de nenhuma maneira. Quanto ao uso do aplicativo, 71,2% usavam algum aplicativo e, dentre elas, a média de idade foi de 23,6 (DP ± 4,8) anos e a maioria era representada por mulheres solteiras com parceiros fixos 47,7%, heterossexuais 81,5%, com mais de 14 anos de estudo 70,1%. Com relação às mulheres que não faziam uso do aplicativo 28,8%, a média de idade foi de 24,8 (DP ± 6,0) anos, 38,6% eram solteiras com parceiro fixo, 85,0% eram heterossexuais e 66,8% possuíam mais de 14 anos de educação. As associações entre as variáveis e o uso de aplicativos não se mostraram significativas.

CONCLUSÕES

Não foi verificada diferença no perfil de características sexuais e menstruais das mulheres que utilizavam ou não o aplicativo neste estudo, sendo ambos os grupos compostos, em sua maioria, por mulheres heterossexuais, solteiras com parceiro fixo e com alta escolaridade.

Área

GINECOLOGIA - Epidemiologia

Autores

Amanda Silvestre Santos Gonçalves, Daniela Siqueira Prado, Lucas Menezes Silva, Leonardo Andrade da Cunha, João Eduardo Andrade Tavares de Aguiar, Gabriela Oliveira Abreu de Faria, Thais Serafim Leite de Barros Leite, Júlia Maria Gonçalves Dias