Dados do Trabalho
TÍTULO
Pesquisa qualitativa de satisfação em relação ao DIU de Cobre em pacientes que realizaram o procedimento de inserção em uma Unidade de Saúde do Rio Grande do Sul
OBJETIVO
Analisar a satisfação, em relação ao uso do DIU de Cobre, das pacientes que realizaram o procedimento de inserção em uma Unidade de Saúde do Rio Grande do Sul.
MÉTODOS
Foram coletados dados como nome, telefone e idade das 94 pacientes que colocaram o DIU de Cobre no local, de maio de 2020 à julho de 2022 e aplicado um questionário via ligação telefônica abordando os seguintes tópicos: tinham ou não filhos, se a procura pelo DIU foi por iniciativa própria ou indicação de alguém, se faziam uso de algum método contraceptivo prévio, regularidade do fluxo menstrual antes e após o DIU, intensidade do fluxo menstrual ante e após o DIU, presença cólica menstrual antes e após o DIU, se precisou retirá-lo e nota de satisfação de 0 a 10.
RESULTADOS
55 das 94 pacientes atenderam a ligação e responderam ao questionário, sendo 2 excluídas devido o posicionamento do DIU; a média de idade foi de 30 anos, variando entre 16 e 46 anos; 73,5% das mulheres tinham filhos e 26,4% não tinham; 75,4% assumiram terem colocado o DIU por iniciativa própria e 24,5% por indicação. Em relação ao fluxo menstrual, 83,01% alegaram ter fluxo regular e 16,98% fluxo irregular antes do DIU e 50,94% passaram a ter fluxo irregular após o DIU, enquanto 49,05% mantiveram o ciclo regular. 7,05% das pacientes consideravam seu fluxo menstrual intenso previamente ao uso do DIU, 83,01% consideravam moderado e 9,43% leve. Após a inserção do DIU, 71,69% relataram aumento do fluxo, 28,3% fluxo igual e 3,77% redução do fluxo. Quanto à cólica menstrual, 71,69% relataram ausência e 28,3% presença de cólica antes do DIU e 24,5% relataram ausência e 75,47% alegaram presença de cólica após o DIU. 3 pacientes tiveram que retirar o DIU por queixa de hemorragia. Em relação às notas de satisfação, a média foi de 8,22.
CONCLUSÕES
Na amostra analisada, mais de 70% das pacientes buscaram o método por vontade própria e mais de 70% das pacientes já possuíam filhos. A média de 8,2 para a nota de satisfação das pacientes representa um bom nível de aceitabilidade, contudo a maioria das entrevistadas relatou aumento da intensidade do fluxo menstrual e cólica menstrual após a inserção do DIU. O presente trabalho está em andamento, sendo esses resultados equivalentes a uma amostra.
Área
GINECOLOGIA - Contracepção
Autores
Júlia de Ávila Foresti, Karla Cristina Panosso, Carolina Kayser, Manuela da Silva Pereira, Évelin Griebeler da Rosa, Káritta Rosa da Cruz Sena, Eduarda Wink, Fabiane Pinto Mastalir