60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Correlação entre satisfação sexual e escolaridade em mulheres homoafetivas e heteroafetivas

OBJETIVO

Avaliar a correlação entre satisfação sexual e escolaridade em mulheres homoafetivas e heteroafetivas.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo observacional, transversal, quantitativo, analítico, realizado utilizando o questionário Quociente Sexual – Versão Femina (QS-F), composto por 10 perguntas autorresponsivas, desenvolvido e validado para a população feminina brasileira, pelo Programa de Estudos de Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foram incluídas mulheres sexualmente ativas entre 18 e 45 anos, declaradamente homoafetivas e heteroafetivas, excluindo, portanto, as mulheres declaradas bissexuais. As participantes foram submetidas a um questionário sociodemográfico prévio e foi calculado o grau de satisfação sexual de acordo com a pontuação do questionário QS-F. Para a análise estatística das variáveis utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson (R) e o teste t-Student ou o teste de Mann-Whitney para grupos independentes, para correlação e comparação das amostras, respectivamente. Este estudo em questão já foi aprovado no Comitê de Ética sob o CAAE: 19636319.2.0000.5546.

RESULTADOS

Foram recrutadas 272 pacientes e destas 15 pacientes foram excluídas do estudo, restando 257 mulheres. Das entrevistadas 90, (35%) eram homoafetivas (grupo 1) e 167 (65%) eram heteroafetivas (grupo 2). As mulheres homoafetivas apresentaram em sua maioria escolaridade a partir do ensino médio completo (88; 98%), assim como as mulheres heteroafetivas (162; 97%). Ao correlacionar com a escolaridade observou-se a prevalência de relações inversamente proporcionais (R<0), com grau de significância estatística relevante (p<0,05) apenas para as perguntas 1 (pensar espontaneamente em sexo), 2 (interesse sexual), 7 (dor quando há penetração na vagina), 8 (se envolver sem se distrair), 9 (atingir o orgasmo), 10 (vontade de fazer sexo outras vezes) e no grau de satisfação sexual, nestes três últimos apenas para as mulheres heteroafetivas.

CONCLUSÕES

Conclui-se que mulheres com maior escolaridade, tanto homoafetivas quanto heteroafetivas, sentiam menos dor durante a relação sexual, além do interesse ser suficiente para participar da relação sexual com vontade e não se distrair. As mulheres heteroafetivas de maior escolaridade ainda atingiam mais orgasmos e tinham mais vontade de fazer sexo outras vezes, consequentemente, possuíam maior grau de satisfação sexual. O contrário foi observado entre as mulheres homoafetivas.

Área

GINECOLOGIA - Sexualidade

Autores

Lara Carvalho Cerqueira, Maria Luíza Souza Rates, Laura Teresa Reis dos Santos, Gabriel Luciano Oliveira Mattos, Mariana Fontes Andrade Almeida, Daniele Oliveira Santos, Thais Serafim Leite de Barros Silva, Júlia Maria Gonçalves Dias