Dados do Trabalho
TÍTULO
DISFUNÇÕES SEXUAIS EM MULHERES: REVISÃO SISTEMÁTICA
OBJETIVO
Compreender os fatores de risco e proteção acerca das disfunções sexuais em mulheres através de uma revisão sistemática.
FONTE DE DADOS
Trata-se de uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2016 e 2022, nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), utilizando-se os descritores em Saúde (DeCS), Medical Subject Headings (MeSH) e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), como: Women's Health, Sexual Dysfunction, Women, Female. Considerou-se o nível de evidência científica e utilizou-se operador lógico booleano (AND, OR, NOT).
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Os critérios de inclusão foram: artigos científicos, em português e inglês, publicados na íntegra. Foram excluídos os artigos duplicados, dissertações e artigos fora da temática abordada. Encontraram-se 1205 artigos, 478 foram excluídos por duplicação e 715 foram excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão. Com isso, 12 artigos foram selecionados para o estudo.
COLETA DE DADOS
Após identificação do tema, estabeleceram-se os critérios de inclusão e exclusão, as fontes de dados a serem utilizadas para a revisão sistemática e os descritores. Assim, a análise foi realizada por meio de leitura criteriosa dos artigos fundamentados nos critérios de inclusão e exclusão supracitados.
SÍNTESE DE DADOS
Compreende-se que grande parte das mulheres possuem pelo menos uma disfunção sexual durante a vida, com preditores multifacetados e que podem variar de acordo com a localidade onde vive a mulher. Alguns fatores de risco podem ser citados como: baixa qualidade de vida, transtornos mentais, problemas geniturinários, insatisfação no relacionamento e abuso sexual. Já os fatores de proteção podem ser: realização de exercícios físicos diários, comunicação íntima, imagem corporal positiva e educação sexual. Assim, evidencia-se que a disfunção sexual possui etiologia biopsicossocial, podendo ser relacionada a anorgasmia, dispareunia, transtorno de excitação, transtornos de desejo/ interesse sexual.
CONCLUSÕES
A vida sexual e reprodutiva das mulheres é altamente impactada pela disfunção sexual feminina e uma série de fatores biológicos, psicológicos e sociais desempenham um grande papel na prevalência deste problema de saúde da mulher. Os profissionais de saúde, dessa forma, devem promover um cuidado humanizado, integral e de qualidade, que auxiliem as mulheres em todos os aspectos de sua saúde reprodutiva.
Área
GINECOLOGIA - Sexualidade
Autores
Ana Karoline De Almeida Mendes, Izabely Lima Assunção , Victoria Alicia Santos Sampaio, Larissa Veloso Hilarino, Leandro Lucas Lopes Da Mata, Nadia Maria Gomes Rios Ribeiro, Sabrina Albuquerque Gonçalves , Lucas Santana Passos