Dados do Trabalho
TÍTULO
Avaliação da percepção do ensino do profissionalismo médico por estudantes de Medicina no Ceará.
OBJETIVO
Avaliar a percepção de estudantes de medicina de uma faculdade de medicina particular em Fortaleza (CE) quanto ao ensino de profissionalismo.
MÉTODOS
Foi realizado estudo transversal quantitativo observacional, com aplicação de questionário virtual a estudantes de medicina do 1° ao 12° semestre, sobre a percepção da inclusão do profissionalismo nas diversas atividades de ensino no decorrer do curso, o qual incluía perguntas objetivas, abertas e algumas que incluíam a Escala de Likert como método de avaliação. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa da instituição (CAAE: 47670221.0.0000.5049).
RESULTADOS
Responderam ao questionário 112 alunos. Todos concordaram total ou parcialmente sobre a importância do profissionalismo como parte do treinamento médico, e 98,2% consideraram que o tema deve ser ensinado explicitamente. Contudo, apenas 9,8% dos estudantes avaliados relataram ter aprendido sobre profissionalismo em todos os módulos. Tal dado evidenciou certa dificuldade dos alunos em perceberem inserções de ensino de profissionalismo no curso de medicina, sugerindo que a temática deve estar sendo pouco abordada de modo claro pelos docentes e mais oportunidades de ensino acerca do tema podem ser utilizadas.
CONCLUSÕES
Reconhecer a percepção do ensino e aprendizagem de profissionalismo na formação médica pode proporcionar mudanças curriculares para a abordagem deste construto. Dessa forma, percebe-se que profissionalismo deve ser ensinado de maneira explícita na grade curricular e aproveitados os diversos contextos da formação médica.
Área
GINECOLOGIA - Ensino, Treinamento, Avaliação
Autores
Thaine Mirla Rocha, Marina Leite de Oliveira, Laís Rêgo Borges, Joyce Rodrigues Façanha, Raquel Autran Coelho Peixoto