Dados do Trabalho
TÍTULO
Impacto dos sintomas de esvaziamento e pós-miccionais sobre a qualidade de vida e sua associação com prolapso genital
OBJETIVO
Avaliar a associação entre sintomas urinários de esvaziamento e pós-miccionais com prolapso genital e com qualidade de vida (QV).
MÉTODOS
Análise secundária de dados em estudo transversal, em amostra de conveniência, constituída por pacientes com e sem queixas de noctúria atendidas em dois ambulatórios do SUS. Foram incluídas mulheres com capacidade cognitiva preservada, e aquelas com idade inferior a 18 anos,gestantes e histórico de radioterapia pélvica, cirurgia para câncer pélvico ou doença neurológica. Foram registrados sintomas de esvaziamento e pós-miccionais, entre outros sintomas do trato urinário baixo das participantes, classificados os prolapsos genitais através do Pelvic Organ Prolapse Quantification (POP-Q) System e aplicado o questionário World Health Organization Quality-Of-Life em sua versão abreviada (WHOQOL-bref). Os escores de cada um dos domínios do WHOQOL-bref (ambiente, psicológico, físico e social), além da pontuação geral, foram calculados, e foi considerada pior qualidade de vida a pontuação inferior ao percentil 25. Os testes do Chi-quadrado e exato de Fisher foram utilizados para avaliar a associação dos sintomas de esvaziamento e pós-miccionais com prolapso genital e com piores
escores de qualidade de vida. A significância estatística foi definida por p =< 0,05. O estudo foi aprovado no pelo Comitê de Ética em Pesquisa com CAAE 43177721.5.0000.5243.
RESULTADOS
Foram incluídas 90 participantes na análise. Dessas, 11% apresentavam hesitação, 18% jato fraco, 48% sensação de esvaziamento incompleto e 32% perda pós-miccional . Houve associação de prolapso de parede vaginal anterior em estádios maiores ou iguais a 3 e prolapso apical estádios maiores ou iguais a 2 com hesitação e jato fraco. Não foi observada associação dos sintomas analisados com piores escores de qualidade de vida do WHOQOL-bref.
CONCLUSÕES
Os prolapsos de parede anterior e apical em estádios mais avançados mostraram associação com os sintomas de esvaziamento avaliados, mas não com sintomas pós-miccionais. Mulheres com tais sintomas não têm pior qualidade de vida geral.
Área
GINECOLOGIA - Uroginecologia
Autores
Ingrid Antunes da Silva, Carlos Augusto Faria, Vanessa da Costa Rodrigues