Dados do Trabalho
TÍTULO
OS IMPACTOS DA SAÚDE MENTAL MATERNA NOS CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
OBJETIVO
Analisar os impactos da pandemia de Covid-19 sobre a saúde mental materna e como isso influenciou nos cuidados com os recém-nascidos.
FONTE DE DADOS
Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada na base de dados PUBMED, utilizando os descritores "maternal mental health" e "newborn care" e "COVID19" e "depression". Incluiu-se os estudos publicados no período de 2018 a 2022, acessíveis no idioma inglês e relacionados diretamente com a correlação entre a saúde mental materna e seus efeitos no cuidado ao recém-nascido durante a pandemia do COVID-19.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Foram encontrados 20 artigos inicialmente. Após a leitura de títulos e resumos, foram excluídos 7 artigos, que seguiram para leitura completa. Desses, 13 artigos foram selecionados para compor a revisão com base nos critérios: idioma inglês, publicação entre 2020-2022 e direta relação com a temática.
COLETA DE DADOS
Para a coleta de dados, três pesquisadores independentes leram integralmente os artigos selecionados, definindo os que seriam mais bem incluídos na revisão sistemática. Além disso, foi necessário sintetizar os artigos para a melhor extração das informações e inserção na presente revisão.
SÍNTESE DE DADOS
No total, foram incluídos 12 artigos no estudo. Desses, 83% (10 artigos) demonstram relação direta entre a pandemia da covid-19 e o impacto negativo na saúde materna, principalmente no que concerne à depressão pós parto, agravada majoritariamente pelas consequências do contato próximo com o recém-nascido, o qual pode ter papel crucial na transmissão da doença para o neonato. Enquanto isso, apenas 27% (2 artigos) não obtiveram um resultado direto entre a pandemia e o aumento do impacto negativo na saúde mental mental materna e suas consequências para o recém-nascido.
CONCLUSÕES
É possível concluir que há uma forte influência da pandemia de covid-19 sobre a saúde materna, sobretudo em relação à depressão pós-parto. Portanto, é necessário que a equipe de saúde tenha um olhar mais atento sobre possíveis riscos de desenvolvimento de transtornos mentais, especialmente depressivos, além de incentivar uma maior participação conjunta da rede de apoio da mãe.
Área
OBSTETRÍCIA - Puerpério normal e patológico
Autores
Maria Victoria Pessoa Freire, Paula Barbosa de Carvalho, Milena de Souza Lucas, Gabriela Silva Bastos, Lara Mesquita Gomes, Leticia Linhares Freire Ferreira, Ticiana Farias Batista, Paulla Vasconcelos Valente