60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM PACIENTES OBSTÉTRICAS ATENDIDAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL

OBJETIVO

Verificar o grau de concordância entre a classificação de risco realizada em pacientes gestantes do pronto socorro obstétrico de um Hospital Regional do Distrito Federal e o protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco institucionalizado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

MÉTODOS

Trata-se de estudo transversal, do tipo descritivo e retrospectivo, de abordagem quantitativa, no qual 514 prontuários foram avaliados para análise de atendimentos de emergência obstétrica, considerando variáveis relevantes para classificação de risco obstétrico e comparando a classificação de risco recebida no atendimento inicial e a reclassificação, realizada de acordo com os protocolos institucionais da Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) 45680921.8.0000.5553, respeitando as Diretrizes e Normas Regulamentares para a realização de pesquisa envolvendo seres humanos, estabelecidas na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde/MS, recebendo com parecer favorável nº 4.821.544.

RESULTADOS

Foi verificada convergência de 45,7% entre as classificações recebidas no Hospital Regional e o protocolo institucionalizado pela SES DF, tendo havido predominância de casos classificados como amarelo (60,5%) nas pacientes atendidas no Hospital Regional, enquanto, ao ser realizada reclassificação utilizando o protocolo institucional da SES DF, foi verificado predomínio das classificações verdes (38,1%) no mesmo grupo de atendimentos. A idade média das pacientes que buscaram atendimento foi de 28,8 anos, e cerca de 47,1% das gestantes atendidas gestavam pela segunda ou terceira vez.

CONCLUSÕES

Percebe-se que houve falha no processo de classificação estudado, tendo em vista que menos da metade das classificações estavam em acordo com o protocolo institucionalizado pela SES DF e o grande número de avaliações incompletas. As principais contribuições desse trabalho dizem respeito à análise da qualidade do Acolhimento com Classificação de Risco no Hospital Regional estudado, sob a perspectiva de organizar o fluxo de atendimento, garantir melhor atendimento ao período gravídico e, como consequência desse processo, melhor o desfecho perinatal.

Área

OBSTETRÍCIA - Estratificação de risco em Obstetrícia

Autores

Gustavo Ribeiro Godinho de Sousa Teixeira, Débora Paulo Santos, Cynthia Roberta Torres de Barros, Anna Luisa Mesquita de Souza Vaz , Marina Gonçalves de Resende, Hannah Ludimila Dias Silva, Janara Cristine Alves Beserra, Rosana Miranda Passos