60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

MODELO DE ENSINO SEGURO E EFICAZ PARA TREINAMENTO DE VIDEOHISTEROSCOPIA

OBJETIVO

Desenvolver um novo modelo para treinamento de fellows em histeroscopia cirúrgica e evitar o emprego de animais mamíferos para esta finalidade.

MÉTODOS

Neste modelo foi proposto a utilização de um útero real de uma paciente submetida a histerectomia laparoscópica para treinamento de videohisteroscopia. A primeira etapa compreendeu a sutura do óstio tubário e a fixação do útero na mesa. Em seguida, foi introduzido o histeroscópio para avaliação do endométrio, o qual foi visualizado em um monitor de vídeo. Posteriormente, foi utilizada energia para remoção dos miomas. Para avaliar a performance da fellow a peça cirúrgica foi aberta. Ressalta-se que todo o material foi encaminhado ao patologista, o qual foi previamente informado sobre o procedimento e confirmou que não haveria danos para a análise patológica.

RESULTADOS

Este modelo promoveu o aprendizado dos profissionais em útero real e não causou nenhum tipo de dano à análise patológica, pois a equipe de patologia estava ciente e de acordo com a realização do procedimento.

CONCLUSÕES

Conclui-se que este modelo de ensino é seguro e eficiente para o treinamento dos fellows em videohisteroscópica.

Área

GINECOLOGIA - Ensino, Treinamento, Avaliação

Autores

Waldir Pereira Modotti, Rafaela Rossi Assmann, Larissa Krieck Marques, Camila Mota Romero, Monica Yonashiro Marcelino, Flávia Neves Bueloni-Dias, Daniel Spadoto Dias