Dados do Trabalho
TÍTULO
MORTALIDADE MATERNA NO PIAUÍ: ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA
OBJETIVO
Investigar o perfil da mortalidade materna no estado do Piauí nos anos de 2011 a 2020.
MÉTODOS
Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, de abordagem quantitativa. Para isso, utilizou-se os dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram verificadas as seguintes variáveis: óbitos por ano, faixa etária, período de ocorrência, cor/raça. Não foi necessária avaliação da amostra pelo Comitê de Ética em Pesquisa, uma vez que se trata de dados de base populacional.
RESULTADOS
Foram registrados 16.943 óbitos maternos no estado do Piauí no período de 2011 a 2020 com números sustentados no decorrer dos anos. No que tange à faixa etária, notou-se maior ocorrência entre as idades de 30 a 39 anos (40,18%), seguido do intervalo de 20 a 29 anos (38,74%), cujo percentil mostrou-se próximo do anterior. Outra variável relevante foi o período em que ocorreu o óbito, se durante a gravidez, durante o puerpério ou fora desse espectro. Assim, observou-se que o percentual de maior ocorrência deu-se durante o puerpério até 42 dias pós-parto com 9.578 (56,53%) mortes maternas e em segundo lugar de registros estão a própria gravidez, o parto e o aborto como situações que demonstraram também alta mortalidade, com 5.087 (30,02%) casos. E por fim, a cor/raça que ao ser avaliada, pode-se observar uma concentração de óbitos maternos nas pessoas consideradas pardas totalizando 8.889 (52,52%) casos.
CONCLUSÕES
Conclui-se que o perfil da mortalidade materna do estado do Piauí na última década é de mulheres adultas jovens, pardas, ocorrendo em sua maioria durante o puerpério. A investigação e os estudos desses cenários contribuem ativamente no diagnóstico precoce de condições que podem resultar em mortalidade materna, auxiliando assim os profissionais quanto a sua prevenção.
Área
OBSTETRÍCIA - Atenção Primária
Autores
Nilsa Araújo Tajra, Silmara Ferreira de Oliveira, Jolie Elias Tajra, Sabas Carlos Vieira, Ana Gabriela Carvalho Bandeira Santos