60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

CESÁREA PERIMORTEM EM GESTANTE COM INFECÇÃO POR SARS-CoV-2: RELATO DE CASO

CONTEXTO

Trata-se de um caso de parada cardiorrespiratória em uma gestante do terceiro trimestre, secundário a hipoxemia por COVID 19, submetida a cesárea perimortem, com feto vivo e retorno materno a circulação espontânea.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente, 37 anos, tercigesta com dois partos normais, idade gestacional 29 1/7 semanas, portadora de diabetes mellitus gestacional e toxoplasmose, apresentou quadro de síndrome gripal associado à tosse seca, astenia, mialgia, cefaleia, desconforto respiratório leve, anosmia e diarreia. Buscou atendimento médico no sexto dia dos sintomas, realizado suspeita diagnóstica de infecção por SARS-CoV-2, com início de antibioticoterapia, corticoterapia para maturação pulmonar, orientações gerais e alta para acompanhamento ambulatorial. No oitavo dia de sintomas, cursou com piora do quadro clínico, queda da saturação periférica de oxigênio (89% em ar ambiente), taquidispneia e necessidade de oxigenoterapia suplementar via cateter nasal, preenchendo critérios para internamento hospitalar. Na manhã do terceiro dia de internamento em UTI, décimo primeiro dia de sintomas, idade gestacional 29 3/7, apresentou desconforto respiratório, queda da saturação a despeito da tentativa de resgate com VNI, sendo submetida a intubação orotraqueal às 07h. Evoluiu com assincronia importante na ventilação mecânica e queda progressiva da saturação, mesmo após otimização da sedoanalgesia e introdução de bloqueador neuromuscular. As 09:25h, paciente evoluiu com parada cardiorrespiratória assistida em assistolia secundário a hipoxemia. Chamado a equipe de obstetrícia e iniciado manobras ressuscitação cardiopulmonar. Realizada cesárea perimortem às 09:30h, com nascimento de RN às 09:31h com Apgar de 0/7 no 1º e 5º minuto, respectivamente, peso 1.290g. Paciente cursou com retorno a circulação espontânea (RCE) às 09:42h, após o uso de cinco ampolas de adrenalina e 250ml de bicarbonato de sódio, com aproximadamente 17 minutos em PCR.

COMENTÁRIOS

Devido ao elevado número de óbitos da pandemia pelo novo coronavírus, esse relato objetiva retratar um caso de retorno à circulação espontânea após cesárea perimortem em uma gestante em parada cardiorrespiratória (PCR). Dessa forma, percebe-se a importância do preparo da equipe assistencial frente às gestantes infectadas pelo COVID-19 visto que este representa um grupo de risco, podendo apresentar rápida deterioração clínica e hemodinâmica. Portanto, é necessário estar de prontidão caso ocorra essa intercorrência para melhor manejo do quadro.

Área

OBSTETRÍCIA - Doenças infecciosas na gestação

Autores

LUCAS PINA DULTRA, NATHALIA CARNEIRO DE LIMA, VICTOR FELIPE BRITO REIS, RHUAN VICTOR PEREIRA, ANDRE RODRIGUES DURÃES